Doenças comuns na Grávidez
ANEMIA
Anemia e a condição na qual o conteudo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas
Sintomas: fadiga generalizada anorexia (falta de apetite) palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas) menor disposição para o trabalho dificuldade de aprendizagem nas crianças apatia (crianças muito "paradas").
Tratamento: O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus.
DIABETES GESTACIONAL
E uma alteração nas taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gestação. Pode persistir ou não depois do nascimento do bebê
Dentre os fatores de risco estão histórico familiar de diabete em parentes de primeiro grau, obesidade ou excesso de peso na gravidez, ter dado à luz a um bebê com peso acima de 4 kg ou com deformação congênita, hipertensão e idade superior a 35 anos.
Sintomas: sede, aumento na quantidade de urina, náusea, vômito, infecções frequentes, visão embaçada.
Tratamento: dieta adequada e, eventualmente, injeções de insulina.
Prevenção: controle do peso e exames de sangue.
O exame para detectar o diabetes gestacional deve ser feito entre a 24ª e a 28ª semana. exame de glicemia
HIPERÊMESE GRAVÍDICA
E caracterizado por vômitos comuns observados na gestação durante as primeiras 14 e 16 semanas. determinado por um disturbio de apetite e por uma reação a comida em uma grande porcentagem dos casos, variando de nausea matinal a vômitos ocasionais, porem acompanhados de disturbios nutricionais.
Tratamento: hidratação, correção dos disturbios hidreletricos e ácidos-básicos terapeutica antiemética, apoio nutricional, psicoterapia de apoio, acunputura.
Diagnostico: e baseado principalmente em dados clinicos e feito exclusão, uma vez que existem várias condições clínicas podendo causar náuseas e vômitos na gravidez.
INFECÇÃO URINÁRIA
A infecção urinária, principalmente a infecção da bexiga, chamada de cistite, é uma complicação relativamente comum nas gestantes
Sintomas: Dor ou ardência para urinar. Vontade de urinar frequentemente. Dificuldade em segurar a urina. Vontade de urinar mesmo com bexiga vazia. Dor ou sensação de peso na bexiga. Sangue na urina.Toda gestante com urocultura positiva deve ser tratada com antibióticos, independente de ter sintomas ou não.





Ministerio da Saúde, Brasil. 2009
Rezende, Jorge de. Obstetricia, 9ª edição.